Sabrina A.

Viajando no inverno por Portugal

Sim! Viajando com cães! VIII

Viajando com os nossos animais de estimação em diferentes estações do ano poder ser desafiante. Hoje estaremos a apresentar algumas recomendações e alertas para que a sua viagem seja prazerosa e segura para todos ao virem  a Portugal.

Para nos prepararmos bem para cada situação apontaremos os perigos que podem ser enfrentados em cada estação do ano em diferentes lugares do nosso magnífico país. Afinal em Portugal podemos encontrar praias, montanhas, calor, frio e neve.

Viajar no inverno por Portugal pode ser uma aventura inesquecível

Comecemos então pela estação do ano que atualmente nos encontramos, o inverno.

Seu início data no 21 de dezembro se estendendo até 20 de março. Os dias ficam mais curtos a noite mais longas, a temperatura vai lentamente despencando. Ao Sul pode variar de 8 a 14 °C e ao norte a temperatura chegam a ser negativas.

Nesse período as chuvas são periódicas podendo ser constantes  e por dias seguidos. A humidade e os ventos fazem do inverno de Portugal frio apesar da temperatura razoavelmente alta.

Norte em Portugal no inverno

Pelas altas temperaturas o inverno português pode ser traiçoeiro, mas não se deixe enganar, as consequências do choque térmico são iguais. Abaixo algumas dicas de como proteger o seu querido companheiro de quatro patas do nosso inverno:

Abrigo

Assim como seres humanos os animais, apesar de possuir uma boa quantidade de pelos para se proteger da temperatura, procuram abrigo para amenizar a diferença entre a temperatura corpórea e ambiental estabilizando a homeostase. Portanto, se deixar ele para o lado de fora, forneça abrigo para protegê-lo das temperaturas mais baixas.

Passeios

Os passeios precisam acontecer sim, mas a frequência precisa ser reduzida e  a duração mais curta.

Tosquias, roupas e cobertores

As tosquias devem ser evitadas, pois, os pelos são uma proteção natural contra temperaturas muito baixas. Roupas são sempre bem vidas por fornecer um aquecimento extra, camas e cobertores são requisitos básicos e necessários nessa época do ano.

Fontes de calor

Fontes de calor também são sempre muito bem vindos, só se precisa ter um pouco de cuidado para que o seu amigo não se queime ao tentar  se aquecer.

Animais idosos ou doentes

Animais com o sistema imunológico mais debilitado, são propensos nessa época a  constipações e gripe, portanto a atenção deve ser dobrada para que possamos evitar agravamento das doenças pré-existentes.

Vacinação

Como já mencionado em posts anteriores a vacinação do seu animalzinho precisa sempre estar em dia. A prevenção sempre é o melhor remédio.

Viajar na primavera por Portugal é um presente sem igual

A primavera começa em 20 de março e se estende até 21 de junho e a floração desperta em todo transeunte uma alegria impar.

A temperatura oscila entre 10 e 20 °C os dias vão se estendendo e a natureza desabrocha refletindo vida.

Nessa estação tão gloriosa os cuidados com o seu patudo precisam ser mantidos. Eis aqui alguns cuidados a serem tomados nesse período:

Parasitas externos e internos

Pulgas e carrapatos se proliferam nessa época. Portanto é importante verificar o seu companheiro de viagens e mater o ambiente sempre limpo para que estas nao se multiplequem de forma exponencial.

Passeios ao ar livre são importantes e devem ser mantidos. O controle parasitário interno deve ocorrer normalmente, ou seja, a vermifugação deve ser mantida em dia.

Passeios

Tem coisa mais gostosa que ir passear na Praia da Claridade em Figueira da Foz com o seu cão em plena primavera?

A atenção com o peso do seu animalzinho assim como a hidratação devem estar na agenda. O tipo de alimentação e a quantidade de água são importantes para a saúde do seu pet.

Tosquias e banho

Sempre que possível verifique o pelo do seu animalzinho e escove-o. A manutenção dos pelos evita doenças de origem dermatológica e parasitas.

Viajar no verão por Portugal é só lazer

Tosquias e banhos

Manter o seu pet limpo evita doenças. Os pelos são uma forma de manter o seu pet isolado de temperaturas extremamente frias ou extremamente quentes. Uma tosquia e banhos frequentes são aconselháveis, mas sem exageros!

Evitar lugares quentes e abafados

Deixar o seu pet em lugares fechados e abafados pode ocasionar problemas sérios e até óbito. Portanto, mantenha-o sempre em lugar arejado de preferência com piso frio ou até mesmo grama.

Figueira da Foz no verão é muito procurada e não por menos, as praias são muito convidativas e lindas!

Iniciando-se em 21 de junho e terminando em 21 de setembro o verão em Portugal convida todos para as férias. Altas temperaturas, sol, areia e mar combinação perfeita.

E como nós os nossos cães também precisam de certos cuidados quando expostos ao sol, abaixo algumas dicas:

Passeio precisa ter hora

Passear com o seu pet nos horários mais quentes do dia devem ser evitados, para não ocasionar lesões nas patas ou na pele do bichano. Prefira horários antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas.

Água a vontade e abundantemente

Deixando água a disposição é a melhor solução, assim ele se manterá sempre hidratado.

Atenção com os parasitas internos e externos

Como mencionada na primavera com o aumento da temperatura os parasitas externos se proliferam com mais facilidade. Uma boa vermifugação e controle do ambiente e dos pelos, previne doenças.

Viajar no outono por Portugal é ter o sol e a temperatura amena

Figueira da Foz no outono é muito especial. A combinação perfeita entre temperatura, beleza natural e sol.

Iniciando-se em 22 de setembro e terminando em 21 de dezembro o outono convida casais e aventureiros para um romance com a natureza.

Assim sendo, para esta estação tão esperada temos algumas dicas:

³- Proteger os pets com agasalhos e roupinhas, principalmente os animais com pelo curto;
– Dar maior atenção aos animais idosos, mais suscetíveis a doenças crônicas nessa época;
– Garantir aos pets um local quente e aconchegante, com cobertores secos e limpos, colocados na caminha onde dormem;
– Manter o local onde os pets dormem, seco e limpo, para evitar o acúmulo de poeira e ácaros;
– Fornecer aos pets água fresca e limpa, à vontade, para mantê-los hidratados;
– Manter os pets bem nutridos, com ração de qualidade, fornecida em porções diárias, conforme o peso dos animais;
– Garantir que o local onde os pets dormem esteja livre de ventos fortes e chuvas.

Viajar por Portugal é uma delícia e quando há a possibilidade de uma viajar com seu companheiro peludo, a aventura é completa!

Então vamos nos preparar, por 2021 vai ser espetacular.

Até a próxima!