Sob o céu de Figueira – II

Ana Valentina Angelo

Doçura e festa

Caminho no calçadão da Praia da Claridade. Imenso! Eis que aparece Heitor, corre de lá para cá, fazendo festa. É pequenino, afável… não é fidalgo, é um plebeu feliz. O senhorzinho alarga a coleira e Heitor efusivo me saúda como se não nos houvéssemos visto ontem, na mesma hora e no lugar de sempre.

Conforto, segurança e tranquilidade

Hoje mudo de rumo. Nem atravesso a av. 25 de março em direção ao
calçadão da Praia da Claridade; na mesma calçada, dobro na primeira esquina e estou em direção ao parque Abadias. Um homem vai na mesma direção à minha frente. Na ladeira há um agasalho infantil no chão. O omem percebe; recolhe a peça e dobra rapidamente. Aproxima-se do muro acomoda o agasalho para que permaneça pendurado e continua seu caminho. Com certeza quem perdeu vai retornar, procurar e encontrar o que é seu. Como é bom, Figueira, viver em comunidade.

Visitantes, turistas? … não. Convidados especiais.

Eles chegam cansados. Viajam há dias vindos do norte da Europa à Figueira da Foz e, pasmem, de bicicletas! A reserva já está feita. Tudo que precisam é um bom banho e descanso. Abrem a porta e uma linda orquídea lhes dá as boas-vindas. Duas taças e um vinho português os convidam. Uma rede se insinua na varanda … e o mar, lá fora, os espera. Isto é Figueira da Foz.

Por que Figueira da Foz?

Novamente me surpreendo a admirar os meandros da Foz do Mondego. Nos tempos idos, onde estaria a árvore frondosa que lhe deu o nome? “Vou à Figueira da Foz do Mondego”, dizia o barqueiro serrano que trazia lenha e levava sal e peixe. O tempo levou o barqueiro e, de tristeza, a árvore frondosa feneceu. Comovido, o Atlântico enviou o vento que espalhou sementes e… mais sementes da frondosa árvore e, você, Vila de Figueira da Foz, cresceu… cresceu, e em 20 de setembro de 1882, se transformou na bela Cidade de Figueira da Foz, que eu amo.

One thought on “Sob o céu de Figueira – II

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *