Viajantes em todo o mundo sabem que é necessário planejar para facilitar a viagem ao exterior. Moeda, idioma e cultura diferentes tornam as viagens emocionantes e, às vezes, estressantes, se você não consegue se comunicar adequadamente. Ter um animal de estimação com você pode colocá-lo em uma situação em que a comunicação é tudo e, se você não estiver preparado, as coisas podem se complicar rapidamente.
Planejando sua viagem
Sabrina A.
Planejando sua viagem
Sim! Viajando com cães! III
Bem-vindo ao terceiro post do Sim! Viajando com cães!. Hoje, vamos falar sobre o planejamento de sua viagem com seu amado companheiro de quatro patas. Esta publicação será a primeira de muitas outras publicações para ajudá-lo a organizar melhor sua viagem, evitando contratempos e situações desagradáveis. Para que a viagem possa ser organizada de acordo, é muito importante saber onde você estará se hospedando.
Para garantir que suas férias não terminem mais cedo do que o esperado, aqui estão algumas informações para ajudá-lo a planejar sua viagem. O planejamento dependerá basicamente de duas coisas: para onde você está indo e que tipo de transporte você está usando para chegar lá. Essas informações fazem toda a diferença no seu planejamento quando se viajando com um cão.
Outras coisas como: o que e como fazer as malas, o que fazer em caso de doença, etc. também serão discutidas em posts futuros. Conforme publicado na segunda postagem do Sim! Viajando com cães!, algumas coisas vêm primeiro e a regulamentação é uma delas.
Se a leitura de todas as informações acima o deixou em pânico, garanto que não é tão complicado quanto parece. Uma vez feito isso, tudo fará sentido e será algo que você fará no piloto automático da próxima vez como parte da aventura.
Por onde começar?
Antes de reservar sua estadia, você deve fazer uma pesquisa básica. Preços, acomodações, transporte, documentação e o que o local oferece são os primeiros itens da lista. Ao viajar com cães, a lista permanece basicamente a mesma, a diferença é a documentação do cachorro e a aceitação do mesmo no seu destino.
Ao viajar dentro do país, a maioria de nós nem pensa no qunto é importante carregar a documentação do seu cão. Viajamos com um pacote leve e básico, nada mais, mas e se algo der errado em sua viagem? Você sabe a data da última vacinação e quais vacinas foram aplicadas?
Começar com uma visita ao seu veterinário facilitará seu planejamento. O veterinário não apenas verificará a saúde do seu amigo antes de viajar, mas também preparará a documentação do seu animalzinho (ex: passaporte, no caso esteja na Europa) para a sua viagem, conforme necessário. Ter um relatório de vacinação é bom em caso de acidentes e ter a visita feita também tranquiliza, pois ele também passará por uma avaliação de parasitas comuns, como carrapatos, pulgas e vermes.

Planejando viajar por via aérea ou terrestre?
Ao planejar o meio de transporte, talvez não passe pela sua cabeça, mas ressalto que isso é importante quando se viaja com um cão. Eles podem ficar agitados, estressados ou até doentes por causa do disso.

Por isso, acostumar seu animal de estimação em diferentes tipos de transporte, apesar de parecer exagero é importante. E para viagens utilizando o transporte mais comum de todos, como o seu carro, a idéia até que se torna aceitável, não é mesmo?! Os cães podem ficar enjoados. Se esse for o caso de seu cão, converse com seu veterinário sobre o assunto.
Outros veículos, como transporte público (trens e ônibus), ajudam o seu pet a aprender a se comportar quando cercado por uma multidão em um espaço confinado. Isso pode ser muito bom como treinamento antes de vôos.
Se você estiver planejando em viajar por via aérea, as companhias aéreas têm suas próprias regras para animais de estimação e esses requisitos precisam ser atendidos. Verifique com sua empresa aérea o que é necessário para o porão de carga ou para vôos de cabine e quais são as condições para o transporte de seu amigo.
Onde posso encontrar uma acomodação que aceita animais de estimação ao planejar minha viagem?
Se você estiver lendo esta coluna, saiba que o Sun with Style aceita animais de estimação e fornece odas a condições necessãrias para que seu animal de estimação se sinta em casa tanto quanto você. Para reservar suas férias conosco, clique aqui.
Mas se você estiver procurando por acomodação, veja os links dos sites a seguir: Airbnb, Booking, Homeaway , Tripadvisor ou Ferien mit hund. Nos 4 primeiros sites, basta definir o filtro para “animais são permitidos” em sua pesquisa.

Melhor prevenir do que remediar
E para concluir o primeiro post da série planejando sua viagem: adquira bons equipamentos e saiba como usá-los.
Manter o seu animalzinho seguro e protegido durante a viagem é a coisa séria. Não importa para onde você está indo ou como estará chegando lá. Você precisará de uma bolsa de transporte, uma caixa de transporte ou cinta.
Uma caixa transporte para cães (geralmente utilizada para cães de porte grande) em conformidade com a IATA vem em vários tamanhos, é feita de plástico rígido, tem uma porta de metal com trava de mola e aberturas de ventilação em 2 ou 3 lados (para viagens internacionais, os três lados devem ter ventilação). Se quiser saber quais são as melhores no mercado clique aqui.
Depois de escolher a melhor opção de transporte, você deve gastar algum tempo acostumando seu animal de estimação. Comece o mais rápido possível antes de embarcar em sua aventura, oferecendo guloseimas e recompensas quando vir seu animal de estimação usando a bolsa ou a caixa. É uma boa ideia deixar a caixa aberta e acostumar seu animalzinho a relaxar ou dormir dentro dela. Esta será a casa deles quando viajar e você precisará torná-lo um local de boas-vindas para eles. Veja mais sobre o assunto aqui.
Espero ter ajudado um pouco com essas dicas para planejar sua viagem. Tenha certeza de que há mais sobre o que conversar e tudo será comentado. Vejo você na próxima semana.