Ana Valentina Angelo

Dia internacional da mulher

Sob o céu de Figueira XXIV

Olá, Linda Figueira da Foz!

Dia 08 de março, segunda-feira, Dia Internacional da Mulher.  Figueira da Foz, eis a oportunidade para mais uma daquelas histórias que eu gosto de contar sobre “o jeito de ser figueirense”.

Marinha das Ondas

Figueira, você, a cada dia me surpreende. Suas freguesias (seus quatorze amores) oferecem peculiaridades e histórias que encantam. Hoje, uma delas, a freguesia de Marinha da Ondas, me fornece a personagem ideal para homenagear, em 08 de março de 2021, o Dia Internacional da Mulher: a figueirense Professora Dulce Pedrosa, que tem ao seu lado Isabel Lino e colaboradores voluntários.

Foto: Cesar Angelo

Professora Dulce Pedrosa

Integridade

A história dessa Mulher me encanta e ela me representa! Sou do time dela! Estou orgulhosa de ser mulher a exemplo da Professora Dulce Pedrosa da Freguesia Marinha das Ondas, Concelho de Figueira da Foz, PT e conto o porquê:

– Não conheço pessoalmente a Professora Dulce Pedrosa, mas fatos indicam que essa doce figueirense pertence ao rol daquelas pessoas que se doam sem preço, que ao perceberem que podem ajudar, imediatamente “arregaçam as mangas” (como dizia meu avô) e fazem… e persistem…  

E, tem mais, pelo que pesquisei, a Professora da Língua Portuguesa Dulce Pedrosa faz parte daqueles que nascem para o magistério; é doce, determinada, tranquila e – o que é melhor – ela sabe (e mostra) que o conhecimento não é propriedade privada: quando se tem verdadeiramente, se reparte!

A voz do coração

Figueira, alguém deve estar questionando, como eu posso saber dos atributos da Professora Dulce se não a conheço pessoalmente. Ora, convido a você, que me acompanha nesta coluna, a ler (abaixo) a transcrição do vídeo no qual ela relata  como surgiu a ideia para o Projeto de ensino da língua portuguesa, direcionado  a imigrantes asiáticos de Marinha das Ondas.

Tão logo a Professora Dulce ouviu sobre as dificuldades de comunicação dos imigrantes, afirmou:

– “Pronto, então se nós arranjarmos um espaço, nós vamos fazer qualquer coisa.” (vide vídeo abaixo)

O projeto, que começou em 2014, é um sucesso até hoje.  

Foto: Cesar Angelo
Foto: Cesar Angelo
Foto: Cesar Angelo

Marinha das Ondas de Figueira da Foz, comemoremos o Dia Internacional da Mulher de 2021!

Parabéns pelo seu dia, Professora Dulce Pedrosa!

Foto: Cesar Angelo

História do Projeto

Vide reportagem abaixo:

“Projecto de voluntariado permitiu integração de imigrantes na comunidade”

“Diário de Aveiro Imigrantes do Nepal, Bangladesh e Índia “rejuvenescem” freguesia”

“Quase todos têm formação superior e saíram do seu país em busca de melhores condições de vida. Depois de “experiências” menos positivas (noutros países e no Alentejo), alguns chegaram à Marinha das Ondas e conseguiram emprego na Lusiaves. Depois, foi o “passa a palavra” e agora são dezenas, que dão nova vida, a uma freguesia envelhecida. Este “movimento” na pequena comunidade, chamou à atenção de Dulce Pedrosa (professora de português em Leiria, natural da Marinha das Ondas, onde vai aos fins-de-semana) e de Isabel Lino, dirigente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Marinhense. «Vimos que tinham dificuldade em entender o que lhes diziam», explica Dulce Pedrosa e «oferecemo-nos para lhes dar alguma noção da língua, primeiro na colectividade, de forma rudimentar, mas como são interessados, o Agrupamento de Escolas do Paião empresta o Centro Escolar”. https://www.diarioaveiro.pt/noticia/31548

Por fim, você, meu leitor querido, que sempre me acompanha nesta coluna, veja abaixo o vídeo no qual a Professora relata como se deu início ao projeto. Assim terá a possibilidade de conhecer a doçura e a simplicidade dessa “Portuguesa de Fibra” e da equipe que a assessora.

Até mais, linda Figueira!

A você, que nos acompanha nesta coluna, até nosso próximo encontro.

Aos Profissionais da Saúde do mundo, a nossa eterna gratidão.

Autora: Ana Valentina Angelo

Idioma: Português Brasileiro

A autora não pratica as mudanças do Acordo Ortográfico 1990/2009

Deixe uma resposta