Sabrina A.
Dia da Imaculada Conceição
Publicação geral
Sentada nas areias claras da praia da Claridade em Figueira da Foz, ouvindo o constante vai e vem das ondas do mar e curtindo o sol que aparece tímido entre algumas nuvens no céu de outono … Uma alegria contagiante de poder estar vivo toma conta. Poder apreciar as maravilhas divinas na paisagem, nas gaivotas seguindo os barcos de pesca ao entrar no Rio Mondego com a embarcação cheia, fruto de um dia proveitoso de trabalho, é palpável. Ao longe é possível ouvir o badalar dos sinos das igrejas convidando os seus seguidores a relembrar uma pessoa muito importante, mãe de todos os católicos, a Virgem Maria, nesse dia tão importante o dia da Imaculada Conceição.
A Implementação do Dia da Imaculada Conceição
A festa realizada em 8 de Dezembro foi implementada no calendário Católico pelo papa Sisto IV em 28 de Fevereiro de 1477. Esta festa é de guarda para os católico, ou seja, obrigatória.
Sua realização acontece independente da data ser em um domingo, ¹exceto em certas dioceses ou países onde, com a prévia aprovação da Santa Sé, a sua celebração foi suprimida ou transferida para um domingo. É uma data em comemoração a concepção imaculada da Virgem Maria. O que signifca em termos leigos que Maria, mãe de Jesus Cristo, foi concebida isenta de pecado original, diferente de outros seres humanos que de acordo com a crença católica, nasce com a pecado de Adão e Eva.


¹A Imaculada Conceição da Virgem Maria foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça”), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
Importância da Festa da Imaculada Conceição para Portugal
Tida como rainha e padroeira de Portugal o Dia da Imaculada Conceição está enraizada na cultura portuguesa. De acordo com o Bispo de Algarve: ²”a razão desta veneração e deste título estar profundamente arreigada no povo português é porque dois séculos antes o rei português D. João IV, depositando a coroa do reino aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa, proclamou-a como rainha é padroeira de Portugal“.
Não por menos, ³D. João IV fez esta cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha.
Para além da coroação de Nossa Senhora da Conceição, D. João IV reconhecendo a proteção eficaz da Padroeira do Reino pela libertação do domínio francês, criou a ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Depois desse grande momento, os reis seus sucessores nunca mais puseram sobre a cabeça a coroa real.
Vila Viçosa - Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Foto: lifecooler.com
Foto: Facebook.com

Foto: Facebook.com
Imaculada Conceição
Mulher, esposa, mãe e exemplo de vida para muitos fiéis católicos. Sua história bíblica miscigenada com a portuguesa de conquistas, derrotas, sofrimento e fidelidade, é linda de ser lida.
Em arte, belamente retratada por vários artistas por séculos. Abaixo estão algumas destas obras:
Foto: Facebook.com
Lembre-se: Com a Covid-19, é sempre muito importante que atenda às recomendações que visam minimizar a disseminação do vírus da pandemia. Aproveite o dia da Imaculada Conceição seguindo as recomendações de contenção da pandemia e se proteja, e assim também estará protegendo seu próximo.
Nosso vemos no próximo post!
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.