You are currently viewing Comemoração do Advento
Sabrina A.

Comemoração do Advento

Publicação geral

Domingo… A comemoração do terceiro dia de advento já bateu à porta e a nossa rotina parece não retornar tão cedo ao normal. Em tempo de pandemia muitas coisas mudaram: o teletrabalho, as teleconferências, aulas online, pais passando mais tempo com os seus filhos e a pele ficando pálida por falta do sol. Sim, passar mais tempo em casa devido a uma pandemia é necessário e, se olharmos pelo lado positivo, confortável. 

 

E neste conforto chegamos perto de mais um final de ano, cheio de provações e conquistas. Perdemos muitos nessa batalha, lágrimas foram derramadas, sacrifícios realizados, e assim a humanidade resiste. Com a chegada de mais um advento, comemoramos e ansiamos pela vinda do natal, mas o advento para a muitos fiéis é mais que uma preparação para receber familiares em casa e trocar presentes. O advento tem uma simbologia profunda para a vivência plena do natal.

Significado e Importância da Comemoração do Advento para o Povo Português

Entender a importância da comemoração do advento para o povo Português nos faz perguntar a percentagem populacional cristã.

De acordo com pesquisa realizada em 2011: ¹81% da população é Católica, 3,3% Cristã de outras religiões, 0,6% tem outra religião não cristã, 6,8% não tem religião e 8,3% não responderam à pergunta. O que nos faz concluir que  o Advento é importante para a cultura Portuguesa assim como qualquer outro feriado cristão.

Sua comemoração data desde 380 d.C. e varia de século em século em duração, mas sua simbologia mantém-se até os dias de hoje. É um período de imersão litúrgica, introspecção e purificação.

Sendo um tempo de esperança, a comemoração do Advento relembra não somente o nascimento de Jesus Cristo, mas também sua vida. Vida esta que culmina em sua morte para salvação do povo de Israel como prometido por Deus e proclamado pelo profeta Isaías.

João Batista também é relembrado nessa época. Considerado pelo próprio Jesus Cristo ¹“mais que um profeta”, teve um papel fundamental na vida do Salvador do Mundo. Foi ele que ¹preparou o caminho, anunciando a vinda do filho de Deus ao mundo (Lc 7, 26 – 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados.

Outro personagem muito importante é São José, pai de Jesus Cristo e esposo da Virgem Maria. Por ser uma pessoa humilde, justa e temente a Deus, José aceita a missão de ser o pai “adotivo” do menino Jesus. Tarefa esta, que em tempos antigos seria criticada por muitos, afinal Maria estaria “grávida e solteira”, o que do ponto de vista do povo leigo da época, só poderia significar desonra.

A Celebração e os Símbolos do Advento

Nos domingos que antecedem o dia de Natal, a missa é celebrada de forma sóbria e com alegria discreta. Os instrumentos devem ser tocados moderadamente para que não ofusque a alegria que será transmitida no Natal. Como mencionado anteriormente, a missa tem como objetivo a condução para introspecção e aprofundamento litúrgico na vida de Jesus Cristo.

¹Os paramentos litúrgicos(casula, estola, dalmática, pluvial, cíngulo, etc) são de cor roxa, bem como o véu que recobre o ambão, a bolsa do corporal e o véu do cálice; como sinal de recolhimento e conversão em preparação para a festa do Natal. A única exceção é o terceiro domingo do Advento, Domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próxima. Também os altares são ornados com rosas cor-de-rosa. O nome de Domingo Gaudete refere-se à primeira palavra do intróito deste dia, que é tirado da segunda leitura que diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto”(Fl 4, 4). Também é chamado “Domingo mediano”, por marcar a metade do Tempo do Advento, tendo analogia com o quarto domingo do Tempo da Quaresma, chamado Laetare.

Casula
Estola
Pluvial
Cíngulos

A Coroa de Advento

Aqui em Portugal, encontramos já no final de outubro, decorações natalinas à venda em lojas e supermercados. Um produto bastante comercializado é o calendário natalino. Este calendário possui portas com os dias de dezembro, e cada portinha contém um chocolate. Esse calendário, de certa forma, nos lembra a coroa de advento.

A coroa de advento nada mais é que um “calendário” cristão, onde as 4 velas são os domingos  que antecedem o natal.  A cada domingo, uma vela é acesa para lembrar a vinda de Cristo menino. O que muitos não sabem é o que a coroa significa.

A coroa, mais que um calendário, é um símbolo. Ela contém muitos outros elementos com diferentes significados, assim como os chocolates no calendário natalino. Estes são:

Coroa de Advento

Elementos e Simbologia da Coroa de Advento

Círculo

Como aprendemos em geometria, o círculo não tem nem começo, nem fim. Sua forma é estável o que resulta boa distribuição de força por toda a circunferência. E assim é o amor de Deus.

Ramas verdes

Os ramos de pinheiros são muito resistentes ao inverno, o que mantém a cor verde sempre viva. E o verde na coroa é o símbolo da esperança. Esperança esta que deve estar em cada coração cristão pelo retorno de Jesus Cristo.

Fitas vermelhas

¹A fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

Bolas

¹As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

Velas

As quatro velas simbolizam os quatro domingos antes do Natal. Uma alusão à luz trazido por Cristo em sua vinda. A primeira vela representa o perdão concedido a Adão e Eva; a segunda vela a fé de Abraão; a terceira é a alegria de Davi pela aliança eterna e a quarta, o anúncio da vinda do Salvador.

Nós do Sun with Style, desejamos a todos, independente de religião ou crença, um feliz  Advento.

Fontes e citações:

This Post Has One Comment

Comments are closed.